COMO CRIAR UM DESENHO REALISTA

COMO CRIAR UM DESENHO REALISTA

 
 
 
                                                                                                                             cropped-union_with_water_by_sheeroo3.jpg
 
 
Dicas para iniciantes:
 
Recebo muitas perguntas sobre como sombrear, por onde iniciar,como fazer e muitas outras a respeito do desenho realista e hoje vou passar aqui algumas dicas importantes.

                                                                                                                                  .cropped-dsc04587.jpg

1°- MATERIAIS
 
Quem esta iniciando é normal não ter muitos materiais, mas alguns são indispensáveis como o lápis 6B, com certeza ele vai dar um resultado mai satisfatório ao trabalho, também tem o lápis 3B que não chega a ser uma prioridade mas ajuda bastante na hora de fazer tons mais claros e suaves, o esfuminho também é um material muito interessante , ele ajuda a dar efeitos importantes ao trabalho facilitando o sombreamento em algumas partes, e uma borracha de preferência macia, apenas com esses três materiais já é possível fazer um bom trabalho.
2°- UMA BOA IMAGEM
Para um bom resultado no desenho de observação depende também da escolha de uma boa imagem. Uma imagem pequena ou com baixa resolução esconde detalhes importantes que podem fazer muita diferença no resultado final do seu trabalho. Então procure trabalhar com imagens nítidas, com boa resolução e tamanho adequado para que pequenos detalhes não passem despercebidos.
3°- O ESBOÇO
Uma das partes mais importantes para um bom resultado é o esboço, ele serve para alinhar e distribuir o desenho no espaço a ser trabalhado e dar proporções ao trabalho, tome muito cuidado pois um desenho com proporções não exatas e detalhes tortos irá prejudicar muito a fisionomia da quilo que você resolveu desenhar. Então procure traçar o desenho sem forçar o lápis, o traço forte poderá atrapalhar o sombreamento, e deixar marcas caso você tenha que apagar.
4° HORA DE SOMBREAR:
Depois de ter feito um esboço bem caprichado e com proporções fieis ao original é hora de sombrear e dar mais vida ao trabalho.Observe no desenho ao lado a passagem do esboço para o começo do sombreamento.
Fique sempre atento as tonalidades das manchas, procure manter o equilíbrio dos tons e lembre-se no desenho realista não existem traços apenas tons e sombras.Afastar-se do desenho pode facilitar na visualização de alguns erros e discordâncias de tons.
Cada desenhista se adapta e desenvolve melhor uma técnica de sombreamento, você precisa praticar algumas delas e ver a qual se adapta melhor,uma das técnicas que eu particularmente gosto bastante é de sombrear com pincel, trás mais suavidade aos tons, também pode ser utilizado um papel toalha macio, outros preferem sombrear com os dedos, essa são apenas algumas técnicas entre tantas outras.Caso venha a usar alguma dessas citadas procure sombrear com movimento suaves e circulares.

imgem 30 - tratadaimgem 30 - tratada (2)DSC04362DSC04476DSC04506

 

OS DETALHES FAZEM A DIFERENÇA

 
De valor aos detalhes, eles dão toda a diferença ao seu trabalho,a limpidez e a clareza entre um detalhe e outro vão favorecer no resultado final.Se você deixar os traços que deveriam ser precisos meio borrados o desenho ficara sem nitidez, para detalhes mais precisos você pode usar um lápis mais duro, como os “H” ou “HB”.
Desenhar cada detalhe, mesmo que seja pequeno vai do nível de paciência de cada um, porque o resultado final encanta quem observa.Um desenho limpo nas áreas brancas sem manchas é fundamental.
O resultado final depende do seu empenho, estamos sempre em constante evolução, cada dia um pouco melhores, então continue praticando e nunca desista.
Boa Sorte !!!
 
 
 
 
 
Anúncios

11 opiniões sobre “COMO CRIAR UM DESENHO REALISTA”

  1. muito bom cara, é você sab técnicas sobre realismos com lápis de cor?e o qual é o melhor de usar, porque preciso saber sobre os materias se puder ajudar muito obrigado. ..

    Curtir

    1. Olá Mike fico agradecido pela visita. Ainda, não fiz nenhum post relacionado ao realismo a lápis de cor mas logo estarei postando pode ter certeza disso. Mike o lápis que artistas mais utilizam neste desenho são da marca (Prismacolor) http://www.prismacolor.com .Já o papel pode ser (Canson), por ser mais fácil de se achar ou (Fabriano) http://www.fabriano.com.br ou http://www.companhiadopapel.com.br , não se esqueça de sua gramatura ou melhor textura da folha que deve ser superior a 180Gr, para um sombreamento e acabamento excelente. Quanto as técnicas de pintura a lápis não ha muito segredo se você já tiver alguma noção ou já faz desenhos sombreados somente em grafite, já é um bom começo, o que precisa saber é que tudo sera uma questão de observação nos tons utilizados na foto, e passalas cuidadosamente para o papel em branco observando cada detalhe e não fugindo dos tons das cores, lembrando que um bom esboço e super importante para o começo do desenho que poderá ser feito com um lápis HB. Espero poder ajudá-lo melhor assim que postar um tutorial sobre o assunto em breve. Qualquer duvida me envia que responderei ok ,até mais Mike.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s