Desenhos e bonecos em biscuit

/>
MATERIAL:

• 2 xicaras de chá de amido de milho.
• 2 xicaras de chá de cola branca
• 1 colher de sopa de suco de limão (age como conservante)
• 2 colheres de sopa de vaselina líquida
• 1 colher de sopa de creme para mãos (não gorduroso)
• Tigela de vidro (para microondas) ou panela com revestimento anti-aderente (para fogão)
• Colher de pau
panelacolher

NO MICROONDAS::
Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso. Mexa bem até dissolver completamente o amido de milho.
Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual. Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xicara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.microondas
fogao

NO FOGÃO:
Coloque todos os ingredientes na panela com revestimento anti-aderente (menos o creme para as mãos), misture bem para dissolver o amido de milho. Leve ao fogo brando e mexa bem com a colher de pau até que a massa forme uma bola e se solte do fundo e das laterais. Evite deixar que as sobras que costumam ficar na borda da panela se incorporem à massa. Depois de pronta coloque a massa numa superfície (tampo de mármore, pedra) untada com o creme para as mãos e sove-a por vários minutos, ainda quente até ficar macia. Quando a massa estiver totalmente fria acondicione-a num saco plástico (ou envolva-a em filme plástico) bem fechado para não ressecar

Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita) sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa, ainda quente. Quanto mais quente a massa estiver ao ser sovada, melhor o resultado. Sove a massa por vários minutos seguidos.
Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar. Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim a formação de bolhas de ar. Coloque a massa num saquinho plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha, para evitar que resseque.
massa3massa2dADmassa1

DICAS
– Sove a massa bem quente.
– A massa só pode ser utilizada assim que estiver completamente fria.
– Utilize pouca tinta para tingir pois a cor escurece de 30% a 50%.
– A massa encolhe cerca de 20% ao secar.
– A secagem demora cerca de 2 dias para esse tipo de modelagem.
– Para retirar a umidade, deixe secar sobre papelão. Caso precise de uma secagem rápida, coloque a peça em secadora de roupa (de parede) por no mínimo 2 horas.

 

 

Qual a melhor tinta para tingir massa de biscuit

Qual a melhor tinta para você tingir a massa de biscuit? A massa de biscuit é fácil de tingir, são inúmeros os tipos de tinta que podemos usar para tingir a massa de biscuit, mas mesmo assim ainda precisamos considerar como tingir a massa, porque para você que está começando a trabalhar com biscuit, toda orientação é importante, e você pode ter dúvidas, e você que já trabalha com biscuit, aumentará seu conhecimento sobre tingir a massa, e para todos com certeza será proveitosa essa aula sobre tingir a massa de biscuit, é verdade que alguns artesãos preferem comprar a massa colorida e essa é uma opção, porque você poderá notarnessa aula as possibilidades de tingir sua massa.

Qual melhor  tinta para tingir massa biscuit

Massa biscuit natural:

A massa de biscuit natural é a massa sem nenhuma tinta, essa massa quando seca apresenta uma cor opaca e dependendo da espessura da peça é bem transparente.

A melhor tinta para tingir a massa de biscuit:

Você pode usar muitos tipos de tinta como, por exemplo, para tecido, que é feita a base de água, portanto, dependendo da textura de sua massa não use muita tinta para tecido ou outro tipo de tinta à base d’água em demasia, porque pode amolecer mais ainda a massa, mas em alguns casos como, se a massa estiver ressecada, não te dará problema.

Se você usar tinta para tecido saiba que precisará de uma quantidade maior de tinta, no caso de precisar de um tom mais forte e não sendo aconselhável usar muita tinta, talvez você tenha êxito por usar outro tipo de tinta, como mencionado abaixo.

A tinta para pintura em tela, sendo as mais comuns a acrílica e a óleo, a tinta acrílica exige certos cuidados porque faz com que a massa resseque mais rápida, já a tinta a óleo não tem esse problema, além de facilitar se você quiser tons mais fortes, essas tintas têm tons muito variados e bonitos.

Talvez pouco usado, mas muito bom para tingir massa de biscuit é o mesmo usado para tingir tinta para parede a base d’água que você encontra em casas de material de construção, se você quiser um vermelho vivo, bem forte, você consegue facilmente com esse tipo de tipo de tinta.

É possível tingir a massa com pó xadrez, muito conhecido dos pedreiros, esse também você encontra em casas de material de construção ou lojas de tintas. Anilinas em pó que é solúvel em água ou álcool e anilina líquida são ótimas para você tingir a massa. Pigmentos para resina podem também ser usados para tingir a massa de biscuit.

Como tingir a massa de biscuit:

Coloque a tinta aos poucos e misture bem na massa, até ficar com uma cor uniforme, se você usar algum tipo de tinta em pó, pigmentos em pó, por exemplo, faça primeiramente uma pasta por adicionar um pouquinho de água à tinta e misture bem, só então misture na massa de biscuit.

Para conseguir tons claros coloque um pouquinho de tinta branca junto com a cor desejada para que não fique transparente. Não esqueça que ao secar a massa escurece, por isso se quiser cores claras, tinja a massa sempre num tom mais claro levando em conta que ficará duas ou três vezes mais escuro.

Uma dica para vocês é que tintas mesmo vencidas no prazo de validade ainda servem para tingir a massa de biscuit, como no caso das tintas a óleo para pintura em tela, ainda podem ser aproveitadas por quem faz biscuit.

Qual a melhor tinta para biscuit? Como você pode concluir são muitas, mas cada artesão vai ver qual a melhor lhe convém e adaptar-se levando em conta o seu tipo de trabalho ou o resultado que pretende, mas o que você acha, tem alguma tinta preferida? 

1352287738_453388340_1-Curso-de-Noivinhos-de-Biscuit-HumanizadosCaricatos-em-BH-Fevereiro-de-2013-barreiro-bh

creme-dental-capa1

foto_desenho_biscuit

turma-do-chaves-mcdonalds

Anúncios

4 opiniões sobre “Desenhos e bonecos em biscuit”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s