Personagens animados aprenda passo a passo

Aprendendo a desenhar: dica de desenho 3

Dica de desenho 3: aprendendo a desenhar

Depois que você entendeu a estrutura  da figura clássica, idealizada, o próximo passo, é saber que existem  diferentes  tipos físicos. Gente de todas as idades, pessoas gordas,  magras, altas, baixas, fracas e fortes; algumas têm mãos maiores,  narizes maiores, caras arredondadas, rostos finos… Por isso, cada um  deles guarda suas próprias regras de estruturação. Além disso, o bom  desenhista precisar imprimir personalidade às figuras humanas sejam elas  super-heróis, grotescos ou pessoas comuns. A estruturação é uma  ferramenta muito preciosa que não deverá ser negligenciada.
No  universo dos super-heróis também existem aqueles que chamamos de grotescos, cuja anatomia desvia-se do  padrão de idealização (perfeição) dos super-heróis; o Coisa (do Quarteto  Fantástico), o Hulk e o Fera (dos X-Men) são apenas alguns exemplos.  Estas figuras são deformações da  anatomia realista, mas mesmo elas obedecem às suas próprias leis dentro  da estrutura de proporção. Vamos falar um pouco disso mais adiante.
As  formas geométricas simples são  ferramentas poderosas na fase básica da construção das figuras,  principalmente para que você consiga manter as proporções características do personagem, auxiliando nos  exageros e nas deformações das figuras. Costuma-se pensar que este  recurso é usado apenas na  estruturação das figuras consideradas estilizadas,  mas não é verdade. Este recurso de estruturação é muito valioso seja  qual for o estilo de desenho que você, como artista, deseja utilizar.
Em  alguns casos, estas formas geométricas  simples são colocadas sobre  o Jeremias, depois que já foram definidas as posturas básicas e a  dinâmica de movimento dos personagens, para que os movimentos permitidos  pelas formas correspondam ao que se espera da figura humana. O primeiro  passo é fazer um desenho bem solto, priorizando estes movimento, só  depois coloca-se as formas geométricas, para que se mantenham as  proporções específicas de cada personagem.
[hulk2.jpg]
Acima  o personagem Hulk em sua estrutura de formas geométricas – que ajuda a  manter as proporções características mesmo sendo ele grotesco.
[hulk1.jpg]
[hulk3.jpg][hulk6.jpg]Aqui, o  processo de criação da postura básica e da dinâmica de movimento do  personagem. Em um primeiro momento vemos os processos em separado e  depois a imagem de como o artista executa o trabalho.
[hulk13.jpg]Incluímos  agora as formas geométricas, que vão assegurar as leis de proporção  específicas do personagem em questão.[hulk7.jpg][hulk4.jpg]Finalmente  a definição das formas mais detalhadas do personagem.  E depois, a  figura com formas um pouco mais detalhadas em separado (sem as formas de  construção) para sua visão mais clara da forma final que o personagem  terá.[hulk9.jpg]
Aqui, a  finalização da figura.[hulk5.jpg][hulk12.jpg]
Agora, só de brincadeira, nosso  personagem com sua cor característica!
Todo este processo, embora  você possa achar exagerado ou desnecessário, é importantíssimo para a  manutenção das proporções de qualquer um de seus personagens,  idealizados ou grotescos… tente fazer o exercício!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s